terça-feira, 24 de abril de 2012

2ª Reunião ordinária do CMI



CMI- CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO

No dia de 23 de abril de 2012, às 17h e 30 min realizou-se a 2ª Reunião Ordinária do CMI- Conselho Municipal do Idoso. A Presidente Ana Paula Nedel iniciou a reunião com uma mensagem da Organização Mundial da Saúde sobre a qualidade de vida na 3ª Idade, em seguida passou a palavra para a palestrante a Coordenadora da Saúde Renata Bini que falou sobre os dados oficiais do Censo 2010 quanto ao número de idosos do Brasil e de Santa Bárbara do Sul. Foram momentos proveitosos de acesso ao conhecimento, Renata esclareceu os seguintes assuntos: autonomia x independência, conceito sobre envelhecimento, apresentou a pirâmide da expectativa de vida de 1960, 2010 e 2050, apresentou os serviços ofertados aos Idosos pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de nosso Município. Os números de atendimentos e ações em saúde para os idosos serão apresentados pelo Secretário Eberson e pela Coordenadora Renata na reunião mensal do mês de junho do corrente ano. Prosseguindo a pauta da reunião a presidente passou a palavra a Coordenadora do centro de Convivência para os Idosos Srª Ivone que apresentou o calendário de eventos e atividades daquela Unidade, o calendário foi aprovado e os eventos e atividades serão acompanhados pelos conselheiros do CMI durante o decorrer do ano. Mensagem da reunião:

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a qualidade de vida na terceira idade pode ser definida como a manutenção da saúde, em seu maior nível possível, em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual.
ALIMENTAÇÃO: do ponto de vista físico, o fator mais importante na manutenção da saúde é o cuidado com uma alimentação saudável, para suprir o organismo com todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.
VISITAS REGULARES AO MÉDICO: são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida.
ATIVIDADE FÍSICA: a prática regular de atividades aeróbicas e exercícios contribui para a conservação da saúde, sempre de acordo com as limitações físicas e com orientação especializada.
SEXO: a atividade sexual, outro fator importante na manutenção da saúde, deve ser mantida. É importante salientar que os valores associados à atividade sexual, nesta fase da vida, são diferentes dos jovens: o que importa não é a virilidade, a quantidade de ejaculações ou orgasmos, mas a intimidade, a sensação de aconchego, o afeto e o carinho.
DESAFIOS: a preparação para as grandes mudanças na vida, decorrentes da aposentadoria e da perda de amigos e familiares é de suma importância para a saúde psicológica, assim como um contato familiar constante e a preservação e manutenção da autonomia, independência e dignidade do idoso.
INTERAÇÃO SOCIAL: saber usufruir de todos os momentos de lazer, a interação social e o desenvolvimento de hobbies e interesses diversos colaboram para que a mente mantenha-se ativa e saudável.
RESPEITO: o idoso deve ser respeitado como ser humano que é, com todas as limitações inerentes a sua idade!



Assessoria Técnica dos Conselhos Municipais – Cris  Kumpel
http://www.santabarbaradosul.rs.gov.br/  Blog: http://cmi-sbs.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário